segunda-feira, 24 de março de 2014

PROJETO DE LEITURA PARA O 1º ANO
“AQUI TEM LEITURA!”


ELABORAÇÃO:
PROFESSORA GISLANE MARROCOS PENHA LUIZ
                                                                                     


JUSTIFICATIVA

Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens e observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades como a oralidade, interpretação, relacionamento de fatos e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.

Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “AQUI TEM LEITURA!”.

O projeto será aplicado durante o 1º,2º e 3º trimestres de 2014 com a turma do 1º ano “A” e através do relacionamento com as histórias, o educando entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura.

OBJETIVO GERAL:

Fortalecer a parceria entre escola/família através do contato com a leitura, motivando-os para a descoberta da relevância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades como a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Provocar a curiosidade e consequentemente o gosto pela leitura;

·         Ler, ainda que de forma não convencional;

·         Tornar a leitura um ato prazeroso;

·         Expressar-se por meio de desenhos, pinturas, colagens e/ou escrita;

·         Possibilitar a integração dos pais com os filhos para que se torne um hábito familiar;

CONTEÚDOS

·         Conversas formais e informais sobre os diferentes tipos de gêneros textuais;

·         Estratégias de leitura prévias;

·         Circulação de um livro já compartilhado com as crianças;

·         Maleta de leitura com caderno de registro de experiências.

DESENVOLVIMENTO

Primeiramente o livro a ser introduzido no projeto deve ser compartilhado com as crianças em sala de aula sem objetivos interpretativos, apenas para deleite. Ele é então colocado na maletinha de leitura acompanhado do caderno de registro de experiências e orientações aos pais para um acompanhamento de perto também realizado pela família.
A maletinha será levada para a casa de todas as crianças, uma por vez, num rodízio diário, para que seja alcançada toda a turma e que vários livros de diferentes gêneros textuais sejam investidos no projeto.

AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo formativo e contínuo.

É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, estendendo-o ao cotidiano familiar.

A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação dos registros realizados no caderno da turma e pelo entusiasmo causado nas crianças.

Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, identificando informações no texto e explorando-o a seu modo, para que assim, com o tempo, conheça elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com a imagem.





Montanha
2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário