PROJETO
DE LEITURA PARA O 1º ANO
“AQUI
TEM LEITURA!”
ELABORAÇÃO:
PROFESSORA
GISLANE MARROCOS PENHA LUIZ
JUSTIFICATIVA
Sabe-se
que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação
entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de
várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a
diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as
crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente
com a leitura de imagens e observação da direção de escrita estarão
desenvolvendo habilidades como a oralidade, interpretação, relacionamento de
fatos e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e
escrita.
Diante
da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel
importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se
importante a realização do presente projeto: “AQUI TEM LEITURA!”.
O
projeto será aplicado durante o 1º,2º e 3º trimestres de 2014 com a turma do 1º
ano “A” e através do relacionamento com as histórias, o educando entra em um
mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando
por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens,
desenvolvendo assim o prazer pela leitura.
OBJETIVO GERAL:
Fortalecer
a parceria entre escola/família através do contato com a leitura, motivando-os
para a descoberta da relevância da leitura como fonte de ampliação de
conhecimentos e desenvolvimento de habilidades como a imaginação, criatividade,
interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto
pela leitura.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Provocar a curiosidade e consequentemente o
gosto pela leitura;
·
Ler, ainda que de forma não convencional;
·
Tornar a leitura um ato prazeroso;
·
Expressar-se por meio de desenhos, pinturas,
colagens e/ou escrita;
·
Possibilitar a integração dos pais com os
filhos para que se torne um hábito familiar;
CONTEÚDOS
·
Conversas formais e informais sobre os
diferentes tipos de gêneros textuais;
·
Estratégias de leitura prévias;
·
Circulação de um livro já compartilhado com
as crianças;
·
Maleta de leitura com caderno de registro de
experiências.
DESENVOLVIMENTO
Primeiramente
o livro a ser introduzido no projeto deve ser compartilhado com as crianças em
sala de aula sem objetivos interpretativos, apenas para deleite. Ele é então
colocado na maletinha de leitura acompanhado do caderno de registro de
experiências e orientações aos pais para um acompanhamento de perto também
realizado pela família.
A
maletinha será levada para a casa de todas as crianças, uma por vez, num
rodízio diário, para que seja alcançada toda a turma e que vários livros de
diferentes gêneros textuais sejam investidos no projeto.
AVALIAÇÃO
A
avaliação é um processo formativo e contínuo.
É
imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros
em sala de aula e, consequentemente, estendendo-o ao cotidiano familiar.
A
avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação dos
registros realizados no caderno da turma e pelo entusiasmo causado nas crianças.
Em
situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda,
identificando informações no texto e explorando-o a seu modo, para que assim,
com o tempo, conheça elementos próprios à organização dos textos, suportes e a
correspondência com a imagem.
Montanha
2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário