sexta-feira, 10 de julho de 2015

CONCURSO DE SOLETRAÇÃO 1º ANO "A"

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
“BAIRRO BRASÍLIA”

CONCURSO DE SOLETRAÇÃO

“SOLETRINHA”

ALFABETIZAÇÃO
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA:GISLANE MARROCOS PENHA LUIZ
MONITORA: ANA CLAUDIA VIEIRA ALVES


INTRODUÇÃO

A língua portuguesa é muito mais do que gravar regras e macetes. Na verdade, são suas regras que nos ensinam a escrever e a nos comunicarmos melhor. Mesmo tendo um povo totalmente alheio a regras gramaticais, os professores de língua portuguesa enfrentam todos os dias um desafio impressionante dentro das escolas: o desamor, o desprezo e a recusa da própria língua.

A importância de se aprender as regras gramaticais, para se escrever textos melhores, aumenta a cada período, seja em nossa vida diária, profissional e principalmente em nosso convívio social. Cada vez mais encontramos pessoas nos observando.

Linguagem é conhecimento. O conhecimento é aquilo que proporciona a prosperidade e o crescimento. Em uma sociedade avançada como a nossa, o conhecimento da nossa própria língua e de outras torna-se indispensável para alcançar o sucesso.

OBJETIVO GERAL
Encorajar o orgulho de estudar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Estimular contatos com vocábulos no processo de alfabetização;
·         Descomplicar o estudo da língua portuguesa;
·         Conhecer a importância do dicionário;
·         Ensinar a competição saudável.

JUSTIFICATIVA

Nossos alunos estão cada vez menos preocupados com a aprendizagem escolar e isso gera graves problemas na sociedade como evasão escolar e analfabetismo. A fim de propiciar a alfabetização na idade certa e despertar o gosto pela Língua Portuguesa estamos desenvolvendo este concurso de soletração, pois quem lê bem, escreve bem, tem assunto para conversar e desenvolve seu próprio espírito crítico. Então não se trata simplesmente de um concurso de soletração, mas sim de uma medida para criar futuros adultos leitores, criativos e conhecedores da língua materna.

METODOLOGIA

As crianças receberão uma lista de palavras para serem estudadas para o desafio de soletração, serão 3 listas diferentes de acordo com a etapa disputada.

As listas serão ilustradas, o que também irá fazer com que os alunos estudem a relação imagem/escrita. Simultaneamente, a turma estará estudando a função social do dicionário: manuseio, busca de palavras, compreensão de significados.

CRONOGRAMA

ETAPAS

DATAS
Fases Eliminatórias
De 29/07/15 à 31/07/15
Semifinal
07/07/15
Grande Final
14/07/15

REGRAS DO CONCURSO

Inicialmente serão 23 estudantes participantes, alunos do 1º ano “A” matutino.

Todos terão 5 palavras para soletrar e estas, serão sorteadas no ato da competição e de acordo com a nova reforma ortográfica. Também será exposta a imagem da palavra, no intuito de resgatar a memória e auxiliar na soletração.

As crianças serão chamadas por ordem alfabética para soletrar.

   1-   A criança deverá repetir a palavra, para mostrar que a compreendeu;
   2- O cartão com a imagem da palavra será exposto no quadro para ela;
   3-   A professora poderá repetir a palavra apenas uma vez, caso precise;
   4-Em seguida, inicia-se a soletração, inclusive com acentos, se houver;
   5- O aluno terá direito à uma dica para cada palavra que soletrar e poderá escolher entre:


 ACENTO
Perguntar se a palavra é acentuada;


 PRIMEIRA LETRA
Perguntar com que letra a palavra inicia;

  
QUANTAS LETRAS 
Perguntar quantas letras existem na palavra.


 6-  Ao iniciar a soletração da sua palavra sorteada o aluno não poderá voltar corrigindo-a;
 7-A eliminação do participante se dará quando ele não pronunciar corretamente mais da metade das palavras, ou seja, se errar 3;
 8-   Ao final ele deverá repetir a palavra novamente, para sinalizar que terminou de soletrar.

Serão realizadas várias rodadas eliminatórias, que poderão ser em dias diferentes, até restarem 4 participantes, que irão disputar a semifinal. Desses 4, sobrarão 2 que disputarão a grande final.

Na semifinal a regra de eliminação será diferente, o aluno terá que soletrar as 5 palavras e serão classificados os 2 que menos errarem. Caso seja necessário para um desempate, palavras extras serão usadas. Assim, também ocorrerá na grande final.

Os jurados não serão nem a professora regente, nem os professores itinerantes da sala. Serão convidados outros profissionais da escola, para que não haja casos de suspeita de favoritismo. Os jurados deverão ser imparciais e avaliarão exclusivamente a capacidade de a criança soletrar corretamente as palavras.

PREMIAÇÃO

Serão oferecidos prêmios para o 1º, 2º e 3º lugares.

PRÊMIOS

1º LUGAR – Troféu + Livro infantil em 3D
2º LUGAR – Medalha + Bola
3º LUGAR – Medalha + Dominó



* Regras baseadas no jogo SOLETRANDO – Caldeirão do Huck
Globo Marcas –Grow


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