sexta-feira, 29 de abril de 2016

SAÚDE 4º ANO "A" MATUTINO

HIGIENE BUCAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 

Uma alimentação saudável contribui para o bem estar geral, inclusive para saúde bucal, pois há vários nutrientes presentes em alimentos que são capazes de conservar os e manter os dentes fortes e saudáveis.

Os “mocinhos” da alimentação

Cálcio – Mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Parece ser capaz de elevar o ph na boca e desta forma, reduzir a exposição dos dentes ao ácido. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve-manteiga, folhas de beterraba, peixes.
Vitamina A – Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina que é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina, responsável pelo esmalte dos nossos dentes.
Vitamina B e ferro – Importantes para saúde das gengivas. Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras.
Vitamina C – Presente em frutas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju. Protegem o tecido das gengivas contra lesões e ajudam na cicatrização, como no ferimento ocasionado por um fio dental. Frutas cítricas têm um pH ácido sendo necessário moderação em seu consumo.
Vitamina D – Ajuda na fixação do cálcio. Existe na gema de ovo, peixes, leite e derivados.

TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DO 4º ANO "A" MATUTINO














quinta-feira, 28 de abril de 2016

3º ANO "C" HINO NACIONAL

ATIVIDADE COM PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE ALGUMAS PALAVRAS DO HINO NACIONAL 

TURMA: 3º ANO "C" VESPERTINO
PROFESSORA  JOSIANE PEREIRA







MOMENTO DE LOUVOR 2º ANO "A" MATUTINO

SOBRE A MORTE TRIUNFOU

"Jesus é o cordeiro que tira o pecado do mundo".
 Jo.1.29



















quarta-feira, 27 de abril de 2016

DENGUE 3º ANO "A" ELMA

TODOS CONTRA A DENGUE!

O QUE É A DENGUE?
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

COMO A DENGUE PODE SER TRANSMITIDA ?
A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue.  Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.
QUAL O TRATAMENTO?
Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas Quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.

COMO PREVENIR?

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

TRABALHOS DOS ALUNOS DO 3º ANO "A" MATUTINO DA PROFESSORA ELMA NUNES